quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PM implantará barreiras para inibir assaltos a ônibus na Grande Natal


O alto número de assaltos a ônibus e alternativos motivou ação emergencial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Na manhã desta quarta-feira (11), o Comandante Geral da PM potiguar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, reuniu-se com os comandantes de todas as Unidades Operacionais da Região Metropolitana e com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual para traçar diretrizes no policiamento da Região Metropolitana de Natal. Entre as diretrizes traçadas, está a implantação de barreiras fiscalizadoras itinerantes em vários pontos de Natal e Grande Natal, abordando veículos, em especial ônibus e alternativos
Alberto LeandroPolícia Militar vai intensificar fiscalização a todos os passageiros dos rtransportes coletivos em Natal e região metropolitana
Polícia Militar vai intensificar fiscalização a todos os passageiros dos rtransportes coletivos em Natal e região metropolitana

De acordo com informações da PM, as barreiras itinerantes serão realizadas em horários estrategicamente determinados, visando reduzir o número de assaltos a transportes públicos. Nesta manhã, a reportagem acompanhou uma equipe da Polícia Militar que fazia uma ação nas paradas de ônibus na Avenida Bernardo Vieira, um dos pontos onde as ocorrências são mais frequentes. 

A operação tinha o apoio de 15 policiais militares, duas vans e dois carros. Os carros estavam parados em uma faixa exclusiva para ônibus. Durante a abordagem, os passageiros do sexo masculino desciam do coletivo e passavam por revista. 

Com 11 anos de experiência ao volante e a experiência de ter sofrido um assalto em serviço, João Batista, motorista da empresa Reunidas, aprovou a ação. Segundo ele, essas atitudes inibem as tentativas de assaltos. "É muito difícil enfrentar um assalto. Você não sabe como vai reagir", explicou o motorista da linha 07.

Além da revista aos homens, há também uma policial responsável pela revista às bolsas das mulheres que estão nos coletivos. Adeliete dos Santos Oliveira estava em um dos ônibus revistados na ação da Bernardo Vieria. Para ela, em todos os bairros da cidade deveriam existir ações como essas. Para ela, a população estaria mais segura com a presença do policiamento. Adeliete mostrou a bolsa e disse não se importar com a situação.

Além das barreiras aos coletivos, a PM também continuará com a fiscalização aos veículos comuns, inclusive utilizando os testes do bafômetro. A orientação é que haja rigor por parte dos policiais. "Os policiais militares são orientados a tratar bem todos os condutores, independente se for autoridade. Caso haja alguma abordagem a autoridades civis ou militares, os policiais deverão lembrá-lo que a autoridade está ali como condutor do veículo", afirmou o comandante geral, lembrando que não haverá tráfico de influência durante a realização das fiscalizações.

As ações e diretrizes traçadas começaram a ser nesta quarta-feira, onde a Polícia Militar atuará de maneira ostensiva, buscando evitar a ação de bandidos e inibir que condutores dirijam sob efeito de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário