quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Prefeitura de São Gonçalo promove o I Fórum de Imunização




A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou  hoje (18), no auditório do teatro municipal,  o I Fórum de Imunização. O evento teve como objetivo capacitar e atualizar os profissionais do setor de enfermagem que atuam na área de imunização na rede básica de saúde.

Para ministrar as palestras a SMS convidou a assessora técnica do Ministério da Saúde, Antônia Maria, e a coordenadora estadual de imunização,  Helena Gomes, que trataram das noções básicas de imunização. Além dos técnicos de São Gonçalo, profissionais de Extremoz, Macaíba e São José de Mipibu também participaram do evento.

Representando a secretária de Saúde, Clotildes Macedo, a subsecretária Francinete Guerra  informou que a capacitação é voltada para os técnicos que foram contratados recentemente pela administração municipal, através do último concurso público, para atuarem na rede de atenção básica. Francinete garantiu que ao longo desse ano os profissionais da saúde receberão atualização em outras áreas.

Durante a solenidade de abertura, que contou com a participação dos secretários municipais de Comunicação, Ledson França, e de Relações Institucionais, Magnus Kébio, a assessora técnica do Ministério da Saúde, Antônia Maria da Silva Teixeira, destacou a importância do evento para os profissionais da saúde que atuam com imunização na rede básica de saúde. Para ela, é preciso que os técnicos e os enfermeiros já comecem a trabalhar com imunização sabendo fazer direito, para que sejam minimizados os riscos de erros, ressaltou.

Segundo a enfermeira, Renata Teixeira, recém contratada e que trabalha na unidade de saúde da comunidade de Igreja Nova, o evento é fundamental para capacitar as pessoas que chegaram agora no serviço de saúde e que ainda não tinham conhecimento sobre imunização. “Esse é um momento muito importante e proveitoso para os técnicos, pois une a gestão e os profissionais que estão atuando na rede de saúde”, declarou a técnica.

O prefeito Jaime Calado deu boas vindas aos novos profissionais da saúde, destacando a importância de cada um deles na prevenção de uma série de doenças, que podem acometer as pessoas. “A imunização é importante em todo o lugar do mundo, mas em São Gonçalo tem uma importância significativa bem maior, porque o município já passou por epidemias no passado, e hoje o trabalho desses profissionais irá garantir a prevenção às doenças e a saúde da população”, ressaltou.


Secretária Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário